Resenha: Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington

Foto maravilhosa por Just Carol
Claros Sinais de Loucura é o livro de estréia de Karen Harrington. Ele conta a história de Sarah Nelson, uma garota que quase foi assassinada pela própria mãe no seu aniversário de 5 anos, mas sobreviveu.Seu irmão gêmeo, Simon, não teve a mesma sorte. Agora, com 12 anos, ela mora com o pai(que se tornou alcoólatra após o ocorrido) e sua mãe esta internada em uma clínica psiquiátrica. Falando assim, parece que a história é um dramalhão sem fim, mas não é. Na verdade, o livro me fez rir diversas vezes.
"Aperto os lábios e giro os ombros, estilo top model. Não sei; talvez haja uma pequena mudança, mas só a diferença entre 6h e 6:05. Sou a mesma pessoa sem graça, só que cinco minutos mais velha"
Sarah é um personagem cativante, e me fez lembrar de quando eu mesma tinha 12 anos. É uma idade difícil, na qual passamos a perceber que estamos crescendo, e não sabemos direito se devemos nos comportar como crianças ou adolescentes. Sarah, além de ter que enfrentar todas essas mudanças, ainda tem uma realidade de vida bem difícil. 
"Esta é outra coisa que a gente tem que aprender por conta própria: você pode fazer todo tipo de planos, mas, se tem doze anos e nenhum carro, é melhor esquecê-los."
Ela tem medo de ficar louca, como sua mãe, e analisa seus atos para procurar sinais(daí o título do livro). O que é bem interessante, afinal, quem nunca achou que estava ficando meio louco?
"Às vezes a gente faz coisas estranhas e depois fica se perguntando o motivo, enquanto o ventilador de teto gira lá no alto."
A narração é feita em primeira pessoa, e nos faz mergulhar no mundo da garota, sentir seus medos, suas alegrias e suas tristezas.
"Pessoalmente, eu ia querer que um garoto percebesse qual livro eu estava lendo e me dissesse que também tinha gostado. Isso parece um sinal melhor de carinho do que um beijinho qualquer."
Gostei muito do fato de'la ler bastante. Seu livro favorito é "To Kill A Mocking Bird", no Brasil traduzido como "O Sol É Para Todos". Esse livro é um clássico, citado em outros livros que li, inclusive um dos meus favoritos, As Vantagens De Ser Invisível, e estou seriamente tentada a lê-lo. Só tenho uma dúvida. Nos livros, o título esta traduzido como "O Sol Nasce Para Todos" e não "O Sol É Para Todos". Por quê? Oh dúvida cruel. Enfim. Percebi, de uns tempos pra cá, que os escritores estão inserindo livros clássicos em suas obras com uma freqüência absurda. Isso é muito legal da parte deles, tentar apresentar livros mais antigos para a nova geração evoluir na leitura. Gosto particularmente dessa iniciativa porque eu mesma venho tentando ler mais clássicos.
"Também sou um livro não lido. Estou esperando para saber o que acontecerá comigo."
Sarah escreve várias cartas para Atticus Finch, personagem de To Kill A Mocking Bird. Mais um fator maravilha: cartas. Quem não ama cartas?
"Mas o que eu quero dizer é: por que os outros nunca tentam ver as coisas do meu jeito? Acho que sei o que você diria: não dá para mudar os outros. Você tem que viver com suas próprias decisões."
Os personagens secundários foram muito bem desenvolvidos, coisa rara de se encontrar ultimamente. Ou seja, nos apaixonamos não só por Sarah, mas por sua vizinha, seu pai, sua avó, e por aí vai. É muito amor.
"Ela disse que, como todas as pessoas são parte do corpo de Cristo, algumas acabam tendo que ser o sovaco."
Destaque especial para a paixonite de Sarah por seu vizinho ♥
"Percebo que estou com uma sensação pesada no peito e uma leveza no estômago, tudo ao mesmo tempo. Não posso garantir, mas acho que o amor é alguém que entende você. E acho que esse alguém está parado bem na minha frente.
- Sorvete. A gente devia tomar sorvete.
- Sem dúvida."
Eu podia ficar aqui escrevendo muito mais, mas não quero estragar a leitura de vocês com spoilers, hehe.
Com personagens incríveis, linguagem simples sem ser fútil e frases memoráveis, Claros Sinais de Loucura com certeza entrou para minha lista de livros favoritos, e mal posso esperar para ler outro livro de Karen.

Beijos,
         Duane ♥

2 comentários:

  1. Ola! Tudo bem?
    Tenho vontade de ler esse livro. Parece un livro interesante.
    Gostei muito da sua resenha.
    Boas leituras! :-)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...