Resenha: A Matéria dos Sonhos (Valéria Martins)


Editora: Jaguatirica | Páginas: 290

Olá pessoas!
Tem resenha hoje? Tem sim! O livro é de uma autora nacional e foi gentilmente cedido por meio da minha parceria com a Oasys, pela própria autora (super simpática ela ).
Mariana é uma jovem rica e mimada, que está noiva de Gustavo Motta, um homem poderoso, também rico e 9 anos mais velho. Mas, como nada é perfeito, algo acontece: às vésperas do casamento ela sofre uma terrível desilusão (do tipo "vou-ficar-pra-sempre-trancada-no-quarto-adeus-mundo-cruel"). Seu irmão, Gustavo, não aceita essa condição depressiva, e a faz uma proposta: viajar para a Chapada Diamantina. Ela aceita, e essa acaba sendo uma viagem completamente inesquecível, diferente de tudo que a moça já havia vivido.
"Todo sofrimento deve ter hora de terminar. Se não para sozinho, temos que lhe dar um limite. Senão, vira masoquismo, uma tortura sem fim. As experiências, boas e ruins, servem para nos ensinar alguma coisa."
Esse livro me surpreendeu. Juro que pensei que seria pelo menos um pouquinho clichê. Mas não, eu não poderia estar mais enganada.
" O que seria dela se não houvesse dado a si mesma essa chance?"
Pra começar, a protagonista, apesar de ser rica e mimada, é gordinha. E quer saber? Ela está bem assim. Mas confesso que não gostei dela assim, de cara. Muito dramática, sabe? Só que isso vai mudando a cada página, pois a viagem a ensina muita coisa, e isso é muito legal. O crescimento e desenvolvimento pelo quais Mariana passa mostra que sim, é possível mudar quando se quer, e isso às vezes não é questão de tempo, é questão de importância dada à experiência vivida.
"Tinha envelhecido?, perguntou a si mesma mais tarde, em frente ao espelho, buscando rugas nos cantos dos olhos e ao redor da boca. Não achou o que procurava, reparou apenas na pele mais bronzeada e nos cabelos mais claros, por causa do sol. Mas sabia que tinha envelhecido por dentro. E de modo algum isso era ruim. Pelo contrário. O novo sentimento de segurança que havia conquistado era muito reconfortante."
As descrições das paisagens da Chapada Diamantina são um capítulo a parte. A autora do livro deve ter tido muito trabalho de pesquisa pra conseguir tamanha perfeição. A cada palavra eu via tudo na minha frente, como se estivesse lá, mas ao mesmo tempo não fiquei cansada (o que geralmente acontece na maioria das vezes que leio descrições).
"Gigantes blocos de pedra aglomeravam-se no teto em certos pontos, obrigando Mariana a refletir sobre sua pequenez."
A história é bem realista. Temos uma dose bem grande de vida no livro. Isso inclui cenas de sexo sim, mas nada no estilo 50 tons de mimimi ou aqueles livros de capa vermelha que a sua tia compra no 1,99. São cenas que expressam o desejo, paixão e amor, sem perder o fio da meada.
"Havia muitos mistérios no mundo, e ela queria alcançá-los, mas sentia-se incapaz. Qual seria o caminho para obter aquelas respostas? Haveria um caminho? Não tinha certeza."
Mais para o fim o narrador alterna o foco entre Mariana e Cláudia, o que gostei bastante, pois assim todas as arestas foram aparadas, com todos os personagens tendo um fechamento satisfatório, inclusive os secundários.
"É preciso encarar com alegria e entusiasmo os desafios da vida, e ultrapassar cada obstáculo sabendo que haverá outro, e depois desse mais outro, e que estamos aqui pra isso."
Minha conclusão? A Matéria dos Sonhos é envolvente, bem estruturado e marcante . Vale muito a pena ser lido.
 "Precisamos estar preparados para os desafios, porque eles sempre virão. Eles nos ajudam a crescer."
Se você quiser comprar (o que eu recomendo), vou deixar os links aqui embaixo. O livro está disponível em ebook e o preço é amigável pra caramba (não passa de R$5 Dilmas, bora usar aquelas moedinhas galera).




"- Acho que o sonho já nasce com a gente, mas temos que escutá-lo, reconhecê-lo, valorizá-lo e acreditar nele. Se não acreditarmos, ninguém mais vai acreditar. Nós somos a matéria dos sonhos. Nós lhe damos vida, corpo e alma."
Beijos,
           Duane.

6 comentários:

  1. Uau!!! Que resenha bacana e me deixou curiosa com essa obra.
    Dica anotada.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho dado uma chance aos autores nacionais e tenho gostado muito. Tem surgido um monte de autor legal por aqui!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas a resenha (que ficou ótima e completa) já me deixou com vontade de ler (e essa capa super linda, também. Confesso que capa me atrai muito a atenção, julgo um pouco sim kkkk). Gostei da sinopse e achei interessante porque tudo realmente parecia que seria um clichê. Mas você disse que a história vai muito além e surpreende. Gosto de livros assim!
    bjs

    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a parceria com a Oasys tem me feito conhecer autores sensacionais!
      Muito obrigada pelo carinho ♥ Também julgo um pouco pela capa :v
      Também adoro *u*

      Excluir
  3. Oi!
    Achei bem interessante o livro. Nunca havia ouvido falar. Assim como a Marília, ultimamente tenho lido vários livros de autores iniciantes e que também tem me surpreendido bastante. !
    Adorei a sua resenha.
    Ah! Meu Deus como o seu blog tá diferente (isso que dá ficar séculos sem entrar no Blogger)! Amei o novo nome e modelo!

    Um beijão da Jully <3
    Apaixonada por Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, autores nacionais merecem mais reconhecimento!
      Muito obrigada ♥
      Mudei tudo em outubro, ficou melhor né? Que bom que também achou legal :3

      Excluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...