Resenha: U'Yara, Rainha Amazona (Margarida Patriota)



Olá pessoas!
A resenha de hoje é muito especial. Irei falar de um livro que me foi enviado diretamente da autora, Margarida Patriota (com autógrafo e dedicatória ♥): U'Yara Rainha Amazona.
 

A história é, obviamente, sobre U'Yara, e conta como foi sua infância, adolescência, e por fim a vida adulta. Tudo se passa num tempo em que havia várias tribos de índios na Amazônia, entre elas a Og, reino de nossa protagonista, e aí que entra algo interessantíssimo.

 
Na tribo Og, os valores são completamente contrários ao machismo recorrente dos dias atuais. Lá, as ogas dominam tudo, e os ogos são renegados, ficando numa posição muito baixa na sociedade (que tem em sua organização um sistema parecido com o de castas).
A luta de U'Yara é pela igualdade entre gêneros. E isso não vai ser nada fácil.
A troca de valores foi um recurso incrível, um ótimo meio de colocar as coisas sob outra ótica. Um mundo governado por mulheres, não por homens, onde há exclusão total e completa do sexo masculino, não do feminino. Essa situação completamente inusitada nos faz refletir bastante. Eu, que sou (um pouco) feminista, achei bem interessante.

 
O que mais me chamou a atenção desde o início da leitura foi que, apesar de estar classificado como infanto-juvenil, o livro é denso, com uma linguagem que não chega a ser rebuscada, mas tampouco é completamente fluída. Demorei bastante para concluí-lo. Então, se você ficou a fim de ler esse livro porque o considerou fácil, melhor mudar de ideia.
A única coisa que me remeteu à infância é o fato d'ele ter sido lindamente ilustrado pela desenhista argentina Juliana Bollini. Os desenhos em grafite deram um toque muito especial à obra.


A diagramação feita pela editora Saraiva foi impecável. Não encontrei nenhum erro de português. A letra pode parecer pequena para algumas pessoas, mas para mim estava ok.
 

Mas chega de blábláblá e vamos ao resumo da minha opinião: livro bom e diferente do usual, com um desfecho surpreendente, que eu claramente subestimei achando que iria ser uma leitura leve - não foi.
Acima de tudo, U'Yara Rainha Amazona, nos faz perceber que excesso de poder para qualquer parte, sendo ela masculina ou feminina, é ruim, e que devemos lutar pela igualdade sempre.
 

 Beijos,
         Duane.

4 comentários:

  1. Não tinha ouvido falar desse livro, mas adorei sua resenha e ele parece ser muito bom mesmo!
    Amei a capa também!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito conhecido, porém é uma boa pedida!
      Linda né <3
      Obrigada :3

      Excluir
  2. É por isso que eu amo resenhas literárias, acabo conhecendo livros que eu nem sabia da existência! A história parece ser muito boa, ainda mais o tema sobre índios e pela igualdade, já quero ler <33!
    Ps: as ilustrações me fez voltar na infância também!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é muito bom *-*
      Que linda ❤
      Muito obrigada por comentar ❤❤❤

      Excluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...