Resenha: Eu Me Possuo (Stella Florence)

05/07/2016


Olá pessoas!
Karina é uma jovem estudante de Odontologia que odeia o curso que está prestes a terminar. Também não gosta de onde vive, da atitude morna de seus familiares, e do seu corpo cheio de curvas. O que lhe conforta é a relação afetuosa que tem com a avó materna.



Em um dia de tédio, vê no Facebook a oferta de uma amiga para trabalhar em seu bar nos fins de semana. A jovem vê ali uma oportunidade de sair da rotina sufocante, e então, aceita. O que ela não sabe é que nesse meio tempo, irá se reencontrar com o homem que a estuprou em sua adolescência.



Eu sei, essa leitura parece pesada, difícil de engolir. Mas não é. Eu Me Possuo tem um uma linguagem fluída, com capítulos curtos, que te deixam querendo mais. Li em uma hora, pra vocês terem noção de como a história te prende.
Stella conseguiu fazer com que um tema pesado ficasse leve, o que é bem surpreendente, vamos combinar. Adorei ver a evolução da personagem principal, o modo como foi tomando as rédeas de sua vida e encarando seus medos. Eu Me Possuo é uma história de empoderamento feminino, do começo ao fim.
"Ali, enquanto ele a penetrava, determinou que nunca mais o sexo seria algo preso ao corpo, que nunca mais ela sentiria vergonha, que ela sempre transbordaria de sua pele, de seus contornos, e que todos os homens que a tocassem sentiriam o quanto é estupidamente excitante estar com uma mulher que se sente livre."
O mais importante de tudo é que a história é fictícia, mas o que ocorre nela é real. Diariamente, milhares de pessoas são violentadas. É uma realidade triste, que muitas vezes é mascarada (como ocorreu com Karina) embaixo de um machismo sujo e negligência da sociedade. Gostei muito, muito mesmo, da carta que a protagonista escreveu para seu agressor. É tão real, cuspida de forma brusca e ao mesmo tempo repensada várias vezes, dizendo tudo que precisa ser dito.
"E se eu estivesse mesmo te rejeitando? Aí então o estupro seria uma reação justa? Imagine se mulheres saíssem por aí currando os homens que as tivessem rejeitado ou debochado delas. Imagine que elas acreditassem estar cobertas de razão. Seria um mundo seguro pra você, Gustavo?"
Não sei nem explicar como a trama me tocou. Depois que terminei, fiquei um bom tempo remoendo tudo aquilo. O estupro é algo tão presente e ao mesmo tempo tão escondido... é um tema que, apesar de amargo, merece mais atenção de nossa parte.
"Qualquer mulher sabe. As ruas não nos pertencem: obedecemos a um eterno toque de recolher. Metrôs e ônibus nos acossam enquanto nos transportam. Tribunais de Justiça nos constrangem enquanto nos defendem. E até o vento, quem diria, pode nos amedrontar."
Ah! Gostaria de destacar que fiquei encantada pela diagramação feita pela Panda Books. Não tem onde botar defeito. A capa tem detalhes em alto relevo e as páginas são amareladas.



Eu Me Possuo é um livro curtinho e marcante. Perfeito para ser lido e relido várias vezes. E eu sinceramente espero que várias pessoas o façam.
"Karina não tinha a menor pressa. Ela se decidiria no caminho."
Beijos,
           Duane.
logoblog

8 comentários:

  1. Fiquei mega curiosa para ler, mas não encontrei online e também não tem na biblioteca aqui da minha cidade :/ mas não vou desistir, como é lançamento, pode ser que ainda chegue por lá! Adoro suas dicas de leitura, e as fotos ficara maravilhosas! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, se você quiser, eu te empresto, mando por correio, já que você não está mais comprando livros.
      Obrigada ♥♥♥

      Excluir
  2. Uau! Agora eu já quero ler esse livro pra ontem. Sério. Dá pra perceber a forma leve e ao mesmo tempo sensível que a autora conseguiu descrever nesse livro sem parecer algo massacrante e daquele tipo "Nunca mais quero ler isso", sabe? Pelo contrário, eu quero muito ler isso. Entrei no Skoob pra marcar que quero ler esse livro e ele apareceu logo na minha página principal porque está sendo sorteado, e obvio que já estou participando pra ganhar.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela conseguiu o improvável!
      EBA!
      Obrigada, Thami ♥

      Excluir
  3. Tô encantada e morrendo de curiosidade com esse livro! Já estava me perguntando quando iria começar a ler resenhas sobre livros feministas e que abrangem temas tão difíceis como o estupro. Eu conheço e já li alguns livros assim, mas é muito incrível receber dicas literárias de livros assim em blogs que eu adoro tanto, faz com que eu sinta que meu gosto bloguístico é muito incrível! <3
    Com certeza vou ler esse livro, com certeza!

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que a minha resenha tenha sido a sua primeira e que você tenha gostado tanto!
      Obrigada ♥

      Excluir
  4. Duane, querida, que resenha profunda você fez do "Eu me possuo"! No correr dos próximos dias eu irei compartilhá-la nas minhas redes sociais. Adorei o final: nenhuma frase do livro está ali por acaso, e aquela frase de encerramento tem um significado que você captou com brilhantismo. Você escreve muito bem - se trilhar a carreira de jornalista, certamente fará lindas e competentes matérias! Beijo e obrigada pelo carinho! P.S.: Não sei exatamente por qual perfil estão me logando aqui, mas enfim, sou eu mesma, rs. P.S.: O livro pode ser encontrado na Livraria Cultura, Saraiva, Livraria da Folha, Travessa, etc (nos sites e nas livrarias físicas também - quem não encontrar, reclame e exija! Isso ajuda muito o nosso trabalho. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stella, eu fico muito feliz que você tenha vindo comentar aqui no Claramente Insana. Seu livro é incrível. Muito obrigada pelos elogios, significam muito pra mim ♥

      Excluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

1 a 6123456Próximo
1T 1U 1V-1k

Receba as novidades do blog no seu e-mail

Siga no instagram