Como eu me organizo para fazer meu TCC


Olá pessoas!
Como vocês já sabem, estou cursando o 8º período da faculdade de Administração de Empresas, e, portanto, estou escrevendo o famoso, temido e INTERMINÁVEL... TCC, mais conhecido como Trabalho de Conclusão de Curso. Pra conseguir balancear a rotina do blog e da faculdade, e ainda por cima escrever um artigo científico, montei uma série de rotinas e estratégias que vem funcionando muito bem pra mim, então decidi compartilhar pra ajudar quem também está nessa fase e pra quem pretende chegar lá.

1) Não force


Não adianta NADA você querer ser uma pessoa mega organizada, que escreve uma página por dia, lê todos os livros/artigos e vive conversando com o orientador, só porque a coleguinha é assim e você se sente um bosta por não estar fazendo do mesmo jeito. Não, eu não estou dizendo pra você deixar tudo pra última hora, mas se forçar a ser algo que você não é só vai te desmotivar, vai por mim.
DICA EXTRA DA TIA DUANE: você não é um fracassado, nem menos inteligente, só porque outra pessoa está mais avançada na pesquisa que você.

2) Faça uma pastinha de referências


Se você é como eu, não tem a brilhante inspiração divina que te faz escrever 500 palavras por dia e saber as regras da ABNT de cor e salteado. Tudo bem, não faz mal. Descobri que a solução pra isso é passar um tempo só buscando, selecionando e salvando referências numa pastinha específica do TCC no seu computador. Faça isso naqueles 10 minutinhos de folga que você geralmente gasta mexendo no celular. Isso ajuda MUITO e vai te dar uma noção melhor do que fazer. Pra vocês terem uma ideia, o meu tema é mega abrangente, e eu não sabia por onde começar. Aí fui salvando vários artigos e livros e por eles consegui formar um tripé de justificativas para o problema apresentado no meu trabalho.
DICA EXTRA DA TIA DUANE: faça um documento em que você copia e cola o nome do arquivo, o link do site em que você pegou, e a data em que você pegou. Isso vai te ajudar bastante na hora de fazer as referências.

3) Leia (mas de forma inteligente)


Não tem jeito você vai ter que ler, e muito. Não adianta nada, nada mesmo, salvar milhares de coisas e não ter noção nenhuma do que é dito nelas. Eu sei, ler artigos e livros científicos, analisar pesquisas, tabelas e coisas do tipo, não é exatamente o mesmo tipo de diversão oferecida por um fim de semana na praia. Por isso eu desenvolvi o hábito de logo após baixar um pdf, abrir e dar uma lidinha “por cima”. Sabe, quando você passa os olhos e vai fazendo aquela leitura dinâmica, pra ter uma base do que o autor fala? Então. Isso não leva mais de 2 minutos. Depois disso, eu decido se aquilo vai ser útil ou não. Se não, eu excluo. Se sim, eu identifico o que vai ser útil e renomeio o arquivo. Por exemplo, no artigo da fulana tem uma tabela bem legal que eu vou usar. O nome do arquivo vai ser “artigo tal – tabela”. Assim fica mais fácil na hora de montar o trabalho. Ah! E não vale ficar só na leitura dinâmica, viu? Depois de ver que aquele livro/artigo vai ser útil, é bom tirar uns minutinhos pra ler com mais calma.
DICA EXTRA DA TIA DUANE: use e abuse da ferramenta “localizar”. É só apertar Ctrl+F com o pdf aberto pra fazer a busca de palavras-chave. Acredite em mim, quando você estiver procurando algo específico e tiver pouco tempo, isso vai te salvar.

4) Assista aqueles tutoriais escrotos sobre como formatar o seu trabalho no Word com as normas da ABNT (eles são imensamente úteis)


Eu sei. É praticamente um martírio assistir aqueles vídeos que ensinam como fazer um sumário, como numerar as páginas a partir da introdução e coisa e tal. Dá vontade de mandar os caras que fazem esses vídeos assistirem um tutorial de como enunciar as palavras, porque muitos parecem que falam com uma batata quente na boca. MAS, a gente deve muito a esses tios. Se não fossem eles, íamos fazer muita cagada nos artigos. Portanto, pegue um café bem forte (pra não cair no sono) e assista. Apenas assista. É melhor começar a escrever já nas regras do que escrever tudo errado e depois passar um tempão arrumando (porque você já vai ter que fazer isso mesmo tendo feito tudo certo – triste realidade).
DICA EXTRA DA TIA DUANE: Esse ebook é grátis (foi feito por professores e disponibilizado na biblioteca virtual de uma universidade, ou seja, é confiável) e dá uma base legal sobre margens, citações, sumários, espaçamento... essas coisas chatinhas, porém necessárias. Confesso que não sou muito fã de livros sobre normas, mas esse é bem didático MESMO, com prints e tabelas explicando direitinho como fazer. É uma boa alternativa para os vídeos chatos (mas não tem tudo, então não pense que vai se ver livre deles).

5) Comece a escrever


Bote a mão na massa! A melhor motivação é fazer acontecer. Sabe por quê? Depois que você começa, pensa “ah, não vou desistir agora que já escrevi tantos parágrafos”.
DICA EXTRA DA TIA DUANE: defina um local específico pra escrever. Eu sei, é mega clichê falar isso, mas ajuda pra caramba a focar.

Duas coisinhas muito úteis a serem feitas:

Defina um tempo limite e cronometre


Não sou muito de ficar definindo horário para fazer coisas. Mas o cronômetro é meu melhor amigo. Defino um tempo não muito longo (de 5 a 30 minutos), e foco total e completamente no que estou fazendo nesse período.

Ganhe recompensas


Nem vem com essa de que a maior recompensa é ver o trabalho feito. Eu já sei disso. Mas o trabalho só fica pronto depois de muito esforço da parte de quem escreve. É melhor ir se dando recompensas por cada pequena coisa feita. Exemplo: conseguiu escrever meia página após os 15 minutos cronometrados? Faça uma dancinha da vitória, assista um vídeo no YouTube, escute sua música favorita. Isso vai te animar e passar pro seu cérebro a mensagem de que coisas boas vêm do hábito de trabalhar em algo aparentemente chato e complicado.

E aí, as dicas foram úteis? Vocês têm alguma outra dica pra me dar? Comentem!
Beijos,

           Duane.

6 comentários:

  1. Que dicas sensacionais, Du, adorei! Eu não sabia que você cursava adm como eu, como assim Brasil?????? Eu ainda tô no segundo semestre (deveria estar no quarto, mas infelizmente a vida (e a federal) não colabora(m) kkkk). Ainda não preciso pensar muito no TCC, mas confesso que me imaginar fazendo-o dá um pouquinho de tensão. É um trabalho realmente exaustivo, mas que no final, quando dá tudo certo e finalmente nos formamos, deve trazer uma sensação maravilhosa, né? Enfim, muita sorte e sucesso pra você nesse momento! ♥

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Steph, que bom que gostou ♥
      Siiiim, bate aqui o/
      Vale muito a pena! Daqui alguns anos volta aqui e lê esse post de novo, aposto que vai ser útil ;)
      Obrigada, mesmo ♥

      Excluir
  2. Duane, boa sorte para escrever o seu TCC! Muito foco nessa fase que eu sei que é insuportável hahahaha! Me formei em julho/2015 em administração também (♥) e olha que eu gostava do meu tema (foi sobre mkt e blogs ♥) e as vezes eu queria morrer lendo aquele monte de texto e tendo que escrever! Não sei como sobrevivi, mas sobrevivi!!!! E foi ótimo! Meu orientador era ótimo, acho que fiz um ótimo trabalho e tirei 10 no TCC! :D
    A única coisa ruim foi que não tive tempo para cuidar do blog durante o 8° período, pq eu passava o dia INTEIRO fora e quando chegava em casa ainda tinha que escrever...
    Fiquei curiosa para saber o seu tema, você não contou!!!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, muito obrigada, Dani ♥
      Ai, que legal!
      Nossa, parabéns *o*
      É bem foda, tem dias que não consigo postar (que nem hoje), mas vale a pena quando a gente consegue ver a coisa tomando forma, né?
      É sobre o endividamento da população brasileira, Dani!

      Excluir
  3. vontade de chorar com meu tcc....

    ResponderExcluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...