Como eu me organizo pra postar diariamente no blog

27/01/2017

Imagem: Pinterest
Olá, pessoas!
Semana passada a Bruna, do Moderando (blog maravilhoso que eu vivo recomendando por aqui ♥), deixou um comentário no post “Onde buscoinspiração?”, falando da sua dificuldade em manter uma boa frequência de postagens. Isso me deu a ideia de contar como eu consegui fazer com que o Claramente Insana tenha posts novos diariamente.
Quando eu comecei na blogosfera, tinha outro blog, chamado Literata Inofensiva. Nele, eu postava apenas resenhas de livros. Obviamente eu não consegui manter uma rotina de postagens, já que escrever uma resenha é algo um pouco mais elaborado e na época eu ainda estava aprendendo a produzir esse tipo de conteúdo. Resultado? Fechei o blog e decidi recomeçar com outras pessoas, assim teria ajuda e a coisa ficaria mais tranquila.
Em fevereiro de 2015, consegui abrir um blog chamado (Im)perfeitas com outras duas meninas. Infelizmente, não deu muito certo, já que a maioria das pessoas pensa que manter um blog é fácil (e não é). Depois de seis meses, eu estava mantendo o blog sozinha e tinha caído no mesmo problema novamente: como manter a frequência de postagens?
O primeiro passo foi provar pra mim mesma que eu era capaz. O segundo foi parar de dar desculpas. E o terceiro foi partir pro ataque. Botei na cabeça que iria postar dia sim, dia não e cumpri. Teve derrapada? Teve derrapada. Mas ainda assim, percebi que apesar de ser difícil, era possível. Foi nessa época que consegui parcerias, entrei em grupos de blogueiras, troquei o layout e mudei o nome do blog pra Claramente Insana.
Em abril de 2016, resolvi aderir ao BEDA (blog every day april – post todo dia em abril, numa tradução livre) pra me desafiar e adivinha só: consegui! Nossa, foi uma sensação de vitória inexplicável. Foi aí que eu percebi que os acessos orgânicos (originados por pesquisas no Google) haviam crescido consideravelmente e decidi que era chegada a hora de postar todo dia. Mas como?

1- Criando um blog planner

Imagem: Pinterest
Pesquisei muito no tio Google e descobri que a maioria das blogueiras profissionais tem um blog planner, que nada mais é do que uma agenda exclusivamente voltada para atividades relacionadas ao blog. Nela você faz, entre outras coisas, um calendário editorial, onde ficam definidas todas as postagens da semana, do mês, do semestre ou do ano (fica à escolha da blogueira). Existem vários blog planners gratuitos na internet (se vocês quiserem eu faço um post com os que eu considero mais legais!), além de planners de papel à venda em algumas lojas (mas já aviso: são muito caros).
Eu testei vários planners pra, no fim das contas, acabar fazendo o meu num caderno comum. Reservo uma folha pra cada mês e criei legendas pra saber como vai o andamento dos posts.

2- Reservando um dia no mês pra me planejar


Nele, eu decido quais serão as postagens do próximo mês. Pode ser um pouco difícil no começo, mas depois você se acostuma e as ideias brotam.

3- Definindo os temas

Imagem: Gleep
Cada dia da semana tem um tema. Aqui no blog eu falo, de domingo à sexta (sábado é meu dia de folga), sobre música, comportamento, beleza, livros/filmes e cotidiano (ou seja, esse é um blog de lifestyle – estilo de vida).

4- Escrevendo


Não tem jeito: tem que sentar a bundinha na cadeira, no sofá, na cama, ou no lugar que você preferir, e mandar ver. Pra essa etapa, eu dou a seguinte dica: crie um ritual. O meu é abrir o Word (sim, escrevo tudo no Word pra só depois passar pro editor de postagens do blog), colocar uma musiquinha no repeat (a que estou ouvindo agora é Cold Water) e escrever. Detalhe importante: eu escrevo sem internet, assim evito distrações. Quando é necessário fazer pesquisas e/ou incluir links, deixo isso pra antes ou depois da escrita.
Gostaria muito de dizer que reservo um horário certinho pra escrever posts, mas eu estaria mentindo e vocês sabem que um dos valores do blog é criar conteúdo verdadeiro, autêntico. Então, não, eu não reservo um horário certinho pra escrever. Porém, quando começo a trabalhar no blog (e isso inclui, além de escrever posts, responder comentários, verificar o Ad Sense, responder e-mails, ajustar alguma coisa no layout, etc), estabeleço um tempo (geralmente de 30 a 40 minutos) e procuro não passar disso.

5- Programando os posts

Imagem: Favim
Tudo, absolutamente tudo que vai pro ar aqui no Claramente Insana é programado. Dá um trabalho danado deixar tudo pronto previamente, mas é muito recompensador e eu fico tranquila por bastante tempo (o recorde foi de 15 dias).

Ah! Vale lembrar que a escolha de liberar post todo dia foi feita de acordo com as necessidades do Claramente Insana e as possibilidades que eu, Duane, tenho. Pode ser que você prefira postar uma, duas, três vezes por semana. Isso varia de blog pra blog, de pessoa pra pessoa.

Espero, de verdade, que esse post tenha ajudado as migas blogueiras. Se você tem mais alguma dica, conta aí nos comentários, vou adorar saber ♥
Beijos,
           Duane.
logoblog

6 comentários:

  1. OI SHERLOCK

    eu antes era dessas bem vida loka que abria o editor do blogger e começava a criar um texto do zero. Era trabalhoso, cansativo e, muitas vezes, o texto acabava saindo cheio de errinhos de edição e formatação por falta de atenção. Apesar de eu AINDA nao ter chegado lá (não tenho planner D:), eu escrevo também no word as coisas que vão brotando e depois vou postando de acordo com a necessidade.
    Fazer listas também é muito legal. Sempre surge assunto do nada, é uma loucura HAHAHAHA
    fico muito feliz que você tenha conseguido se organizar com tanta eficiência, mas não é surpresa: uma adm fodona é assim mesmo (K)

    beeeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fazia isso no começo, não vale a pena, fica um cocô!
      Boa!
      Verdade HAHAH.
      Ahhhhh, obrigada migs ♥♥♥

      Excluir
  2. Ei, Duane! Eu sonho em conseguir postar de segunda à sexta no meu blog, mas eu mal consigo três dias, que dirá cinco :( Mas eu acho que a culpa disso é falta de organização, porque tempo eu tenho :P Eu tenho mesmo é que parar de ficar checando redes sociais o tempo inteiro, isso come muito o meu dia, hehe.
    Já tenho um planner para o blog e tenho que exercitar isso de todo início de mês já me planejar. Vou tentar fazer isso já em fevereiro! ;)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tem que fazer alguma coisa em relação à isso, hem!
      Depois me conta se deu certo ;)
      Obrigada ♥

      Excluir
  3. No meu antigo blog eu tinha pique de postar todo santo dia, mas só abria o editor e postava o que dava na telha, e isso me cansou pra kct. Minha meta é postar pelo menos vezes por semana (segunda, quarta e sexta), mas é tão difícil de lidar UHAUAH Porém confesso, anotar todas as ideias numa agenda e separar um dia pra escrever esses posts e programá-los ajuda muito! Tô querendo aderir ao planner, faça sim um post sobre, viu? E conte um pouco sobre o seu, porque eu não sei muito bem lidar com organização eletrônica :p

    Beijos,
    Blonde Chaos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cansa mesmo, não dá certo!
      Ajuda sim. Pode deixar que já está sendo preparado ;)
      Obrigada ♥

      Excluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

1 a 6123456Próximo
1T 1U 1V-1k

Receba as novidades do blog no seu e-mail

Siga no instagram