Resenha: Surpreendente! (Maurício Gomyde)


Num dos meus passeios pelo site da Saraiva (quem nunca?), encontrei um livro que já vi em vários blogs por R$4,90. Era o “Surpreendente! ” do Maurício Gomyde. Como eu estava com um vale-presente que ganhei de aniversário da minha amiga Andressa (obrigada, amiga ♥), não tive dúvidas: peguei na hora.
“Surpreendente!” conta a história de Pedro, um cara que quase perdeu 100% da visão na infância por causa de uma doença rara. Como que por um milagre (ou seria por causa do seu amuleto, um olho turco dado pela avó?), ele conseguiu escapar: a degeneração parou nos 70% - por isso ele dá muito valor na visão e no poder de identificar as cores, além de ter se tornado cineasta e procurar difundir os filmes clássicos e a positividade entre as pessoas. Seu maior objetivo é ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio muito respeitado do cinema nacional, com seu novo filme. O problema é que ele ainda não escreveu o roteiro e nem sabe sobre o que ele vai ser. Nesse meio tempo, Pedro conhece Cristal, uma garota ruiva de personalidade forte, e acaba descobrindo algo sobre si mesmo que deseja esconder de todos, mas o impulsiona a fazer uma road trip com os amigos em busca de respostas.


Comecei a leitura sem grandes expectativas e como os capítulos são bem curtos (ponto positivo), avancei por várias páginas, mas logo me frustrei. Parecia que o negócio não desenrolava, sabe? Depois entendi que esse começo meio moroso era necessário, já que assim ficamos sabendo de todo o universo da vida de Pedro: sua família, seu trabalho, seus amigos, seus sonhos, seu passado. Todas essas informações são importantes para a compreensão do que vem a seguir. E meus amigos, o que vem a seguir é babadeiro!
O livro pega no tranco mesmo lá pela página 102. Aí é que a coisa pega fogo. É ação pura e eu gostei muito da forma como o enredo foi se abrindo (apesar de ficar com um pouco de birra do Pedro em alguns momentos). Tem muitos diálogos e a forma como o narrador descreve certas cenas faz com que a gente veja tudo que está acontecendo como se fosse um filme (falando em filme, amei todas as referências e fiquei com vontade de assistir mais obras clássicas do cinema!).


A edição está uma lindeza que só. A capa é maravilhosa, as folhas são amareladas e as partes estão divididas por folhas azuis com citações incríveis.
Quando cheguei à última linha da última página, finalmente percebi que Surpreendente é um livro ótimo. Ele emociona, cativa e te faz repensar certas coisas da vida - o combo perfeito que forma uma obra surpreendente.

E aí, já leram? Ficaram com vontade de ler?
Beijos,

           Duane.

4 comentários:

  1. opa, bem bacana saber que esse livro vai desenvolvendo até pegar fogo hehe, e por R$4,90 valeu mt a pena

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, valeu SUPER!
      Obrigada por comentar, Lívia :3

      Excluir
  2. Eu já tinha visto o livro, mas nunca li nenhuma resenha, gostei muito de conhecer um pouco sobre a história. Vou procurar, tomara que encontre por esse preço também, seria meu sonho!!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sim, Fran, o livro é ótimo :3
      Obrigada ♥

      Excluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...