Culinária de padrão internacional

26/05/2017


Dia desses eu estava ouvindo rádio. É, sou dessas que ainda escuta rádio. Aí, eis que ouço a seguinte frase no final de uma propaganda de hotel: “culinária de nível internacional”. O que você tira disso? Bom, eu tiro que a gente acha nosso país uma (dá licença que vou falar palavrão) bosta.
A gente cresce achando tudo no nosso país ruim. De educação à cultura, aparentemente tudo é de baixa qualidade. Somos o “terceiro mundo”, afinal. E junto a essa repulsa pela terra natal vem a admiração exagerada do exterior. Parece que tudo lá fora é tão lindo, né? Daí a gente reclama pra caramba de onde vive e inveja quem mora fora.
Só que, se você for pra parar pra pensar, não tá fácil pra ninguém. Sério, pega um jornal e vê as notícias dos EUA, da Europa, qualquer país. Trump, fim do Obama Care, terrorismo, guerra. Por acaso parece um mundo cor de rosa, recheado de algodão doce? Não. Porque não é. Sinto informar, mas a vida é dura.
Se tem uma coisa que aprendi com a minha mãe é que não adianta nada estabelecer parâmetros baseados na trajetória de terceiros. Mas parece que é só isso que fazemos o tempo todo.
Não vou ser hipócrita. Tenho vontade de morar fora e ouço mais música americana do que brasileira. Mas não acho que eles estejam em melhor situação do que eu e você. De verdade. Sei que a política brasileira está em ruínas e que tudo parece uma porcaria. Só que daí dizer que nosso país é horrível... ah, me desculpa, mas vou ter que discordar.
Que tal valorizar um pouco mais o que tem? Ser mais grato pelo chão que pisa, não cuspir no prato que come? É melhor fazer o bem do que reclamar de quem faz o mal.
E quanto à culinária de padrão internacional... Meu bem, eu ainda vou experimentar muuuuitos pratos típicos de diversos países. Mas, por ora, estou aceitando um bom pão de queijo e, de sobremesa, um brigadeiro. Bem brasileiro mesmo. Porque eu sou brasileira e não tenho vergonha da minha origem. Valeu, falou. É nóis.
Beijos,

            Duane.
logoblog

6 comentários:

  1. Também escuto rádio, adoro! Precisei tirar as mãos do teclado e aplaudir seu post que, com poucas palavras, disse tudo! Já cansei de ler blogs de estrangeiros que vieram visitar o Brasil e bateram na mesma tecla em falar que a gente aqui acha nosso país uma merda sendo que lá eles falam que não é mil maravilhas e que o Brasil é um dos melhores países para se morar. Gente, fala sério, aqui não tem tsunami, terremoto e ainda não tem terrorismo também. Quer país melhor pra morar? Também não vou mentir que tenho vontade de morar fora sim, mas só pelo fato de querer conhecer novas culturas, novas pessoas, agregar conhecimento e ter experiência na bagagem, sabe? Porque sei que meu lugar real é aqui. Eu consegui achar nos meus favoritos um dos textos de estrangeiros que te falei, olha: https://oeuinsolito.wordpress.com/2016/08/21/escritora-holandesa-falando-sobre-o-brasil-texto-barbaro/

    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, né? Bate aqui o/\o ♥ SIIIM! Eu também já li esses textos e um que amei foi de um cara francês. Pois é! Uhum, sei sim. O meu também (eu acho, pelo menos, vai saber o que o futuro reserva, né?). Nossa, que texto incrível! Muita coisa dita ali eu não sabia. Adorei!
      Obrigada, Thami ♥

      Excluir
  2. Que legal que você ainda escuta rádio! Eu vou com a maioria, só escuto no carro mesmo :x
    Sobre o seu texto, achei sensacional! Não sei se você já ouviu falar, Nelson Rodrigues criou uma expressão para definir exatamente o que você disse no seu texto: "complexo de vira-lata". Vivemos rebaixando nosso país, pensando que lá fora é infinitamente melhor e sempre comparando o Brasil como pior que os outros. Mas não é bem assim não! Como você disse, no geral cada lugar tem seus problemas e deveríamos ter orgulho de onde viemos e vivemos. Orgulho do nosso brigadeiro, do nosso pão de queijo... Das nossa pessoas, da nossa mistura de raça e do nosso jeitinho, que cativa qualquer estrangeiro ♥

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa fica ligado o dia inteiro HAHAH. Tem um app muito legal de rádio, se chama TuneIn (é da Disney!), confere depois se quiser ouvir mais rádio :)
      Já ouvi sim, mas não sabia que era desse autor. Valeu pela informação!
      Exatamente! A palavra é essa: ORGULHO ♥
      Obrigada, Dani :3

      Excluir
  3. OI DU! Eu entendo todas as suas colocações e concordo com elas, afinal, como alguém que nunca pisou nos Estados Unidos, por exemplo, pode dizer que quer se mudar lá pro resto da vida? Ou, ainda, alguém que viajou a TURISMO e só presenciou as maravilhas de comer em lugares diferentes, visitar parques e conversar super feliz (e superficialmente, pois não dá tempo né) com os locais? Meu sonho, particularmente, é me mudar para o Canadá (já morei lá, estudei, trabalhei, etc.), pois conheço melhor a realidade, nunca me senti tão segura na vida e acho que, no fundo, cada um tem suas características e se encontra melhor em alguns lugares - inclusive dentro do mesmo país (por exemplo, combino mais com Porto Alegre do que com Curitiba, que estou agora. Reconheço os lados legais da cidade, mas não é pra mim, sabe? Então acaba sendo algo bem complexo e particular.). De qualquer forma, eu odeio desdém com as coisas. Acredito que temos que valorizar os pontos positivos e trabalhar para resolver os negativos. Estou muito muito desiludida com o cenário brasileiro que parece não ter solução, mas ainda assim não saio por aí dizendo "af, só no Brasil isso", porque, convenhamos, poderíamos estar bem pior hahaha.
    Beijão!
    Bru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, simplesmente não faz sentido! Menina, acredita que há algum tempo atrás estava comentando justamente isso com uma amiga? Que o Canadá parece ser um país bem de boa, moderno e cheio de oportunidades! Espero que você consiga realizar seu sonho, você merece MUITO <3 Verdade, vai da vibe pessoa também. Com certeza HAHAH.
      Obrigada, Bru ♥ Volta sempre, viu?
      Beijos!

      Excluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

1 a 6123456Próximo
1T 1U 1V-1k

Receba as novidades do blog no seu e-mail

Siga no instagram