Precisamos conversar sobre o Sarahah

Créditos da foto
Você já deve estar sabendo qual é a nova modinha do momento. Sim, o Sarahah, aplicativo de mensagens onde as pessoas podem mandar recados anônimos, está bombando. Aí eu te pergunto: qual é o porquê disso?
Pessoalmente, nunca gostei desse negócio de dar opiniões sobre outra pessoa sem ela saber quem eu sou. Não gostava quando era aquela dinâmica de grupo em que um papel com o seu nome passava e a galera ia escrevendo, não gostava quando surgiu o ask.fm, não gostava do Secret... e não pretendo usar o Sarahah.
Alguns psicólogos dizem que a galera continua comprando a ideia de apps e sites assim por causa de 3 fatores: vontade de receber atenção, necessidade de alguém reforçando suas qualidades porque você mesmo não acredita nelas e, por último, curiosidade em saber o que os outros pensam da sua pessoa.
Sei o que você está pensando. Que eu sou esquisita. Sou mesmo. Mas será que é tão estranho preferir ser honesta em relação às suas opiniões do que ficar falando coisas boas (ou ruins) sem se identificar?
Fato é que (quase) todo mundo adora uma fofoca e comentar a vida do outro como se fosse um capítulo da novela é coisa rotineira. Fazer isso de forma anônima diretamente para a pessoa em questão é praticamente um sonho cor-de-rosa da era digital, e abre espaço não somente para opiniões fofas ou críticas construtivas, mas também para o ódio gratuito.
Não, eu não sou contra esse tipo de coisa. Entendo que tem gente tímida e que certas coisas a gente fica até com medo de dizer. Porém a gente tem que aprender a lidar com isso. 
Então, se você tem um perfil no Sarahah, vou te fazer um pedido: conte a verdade pra alguém hoje
Vai lá, diz que admira sua atitude, que adora seu estilo, que ama seu jeito. Se for algo ruim, como algo que ela diz ou faz, procure um jeito tranquilo de dizer. Talvez a pessoa fique chateada? Talvez. Mas é melhor resolver isso. E se for algo que não tem jeito, ou não te diz respeito (dica: o corpo dela, suas crenças e suas escolhas não são coisas sobre as quais você tem algum direito), simplesmente resolva consigo mesmo e siga em frente. Melhor do que ficar falando coisas ruins de maneira anônima e deixando a pessoa pilhada tentando descobrir quem foi.

Quanto a mim, vou continuar agindo da maneira que julgar correta. Na minha opinião, utilizar apps e sites anônimos não vale a pena.

E você, o que acha disso tudo?

Me encontre por aí: Facebook | Instagram
Beijos,

            Duane.

24 comentários:

  1. nossa, adorei o post, eu to achando esse app uma coisa mt estranha, me parece msm mt carência, que bom que não sou só eu que achei esquisito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, muito estranho! Daqui a pouco começam os processos por causa de comentários maldosos, aí fecha, que nem aconteceu com o falecido Secret. Ou o negócio perde a graça depois de alguns meses, né.
      Que bom que gostou, Lívia! Obrigada ♥

      Excluir
  2. Eu confesso que com todo alarde desse Sararah, deu até vontade de fazer. Mas sei que qualquer comentário maldoso (e principalmente por não ser dito na cara) vai me deixar muito mal. Então to fugindo dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tô fugindo dele, Katarina! Não somos obrigadas a usar essas coisas HAHAH.
      Obrigada ♥

      Excluir
  3. Tô foríssima desse e de qualquer outro app parecido. Não tenho nenhum interesse em saber o que pessoas que eu nem conheço acham de mim. Beijo Duane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tô, Camila! Bem isso.
      Obrigada ♥

      Excluir
  4. Mulher, faço desse post as minhas palavras. Quando dei por conta o que era esse tal de "Sarahah" eu logo fui fugindo. Se já é difícil ler comentários negativos de quem a gente conhece (ou não, mas sabe quem é), imagina ficar quebrando a cabeça para descobrir quem é que tá ali agindo de má fé fazendo eu perder meu bendito sono?! Deveríamos reforçar mais a nossa autoestima para não precisarmos nos submeter a apps desse tipo. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mulher! Já é foda vindo de quem a gente sabe quem é, sem saber então, Deus me livre. Bem isso.
      YAY! Tô muito feliz que você curtiu. Obrigada ♥

      Excluir
  5. eu concordo muito com o que você disse! nunca participei dessas plataformas pra deixar comentários anônimos. acho que a internet já tem muita coisa ruim (infelizmente) e ter em mãos uma ferramenta assim, pode fazer as pessoas mostrarem seus piores lados (só que anonimamente, né?).

    ResponderExcluir
  6. Menina, não vou te mentir q me rendi ao app. Só que não demorou um dia e apaguei. HAHAHAA não tenho muita paciência pra isso, e até pulo os stories de quem responde isso kkkk Gostei do post!
    beijos

    www.marinaalessandra.com
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha o Ask.fm por motivo de curiosidade mesmo, kkkk. Mas ele me deixou cicatrizes, uma vez recebi um elogio tão amorzinho que até hoje eu fico me perguntando que foi, porém, cheguei a conclusão de que ainda bem que foi um elogio, por que se tivesse sido uma forte critica, eu ainda ficaria matutando quem foi o anônimo, mas seria de forma negativa. Lembrar disso me faz ficar longe no Sarahah.
    Concordo com vc quando diz que é bem melhor ser sincero, isso é algo que eu tento aplicar tanto na minha vida online quanto em off.
    Amei teu post Duane.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muuuito melhor se a pessoa tivesse te elogiado pessoalmente, né? Ainda bem que foi algo positivo mesmo.
      Também tento, Leslie!
      Ai, que bom <3 Muito obrigada ♥

      Excluir
  8. Eu concordo, Du. Vi um monte de gente fazendo, deu aquela ânsia de participar também, mas eu ainda me deixo afetar por algumas coisas, não seria legal. É algo tão pessoal e, sinceramente, o que mais importa pra mim, ao receber um elogio, é quem o está transmitindo. Com críticas é a mesma coisa. Aliás, li sobre vários relatos de pessoas que receberam comentários bastante negativos também e isso me choca. Prefiro passar longe mais uma vez, hehe. Outra coisa, esses pontos citados por psicólogos me deixam triste... Nossa geração anda muito "necessitada".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria legal mesmo. SIM! É realmente chocante, mas já não me surpreende. Atrás de uma tela as pessoas tomam coragem x.x Muito. Infelizmente. Mas a gente tá mudando isso <3
      Obrigada, Bru ♥

      Excluir
  9. Eu concordo, e muito! Eu também não curto apps anônimos, porque na minha opinião, eles são uma outra forma para as pessoas serem cruéis. A iniciativa pode ser interessante, mas todo mundo sabe que o ser humano ama ficar atrás de uma tela e dizer o que bem entende, sabe? Já vi isso na adolescência acontecendo o tempo todo e hoje ainda continua. E no fim isso afetava diretamente na vida das pessoas.
    Beijo, Ana.
    P.S: Vou pesquisar JÁ sobre o livro que vc me falou, obrigada pela dica. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A ideia até tem um certo fundamento mesmo, mas acaba acontecendo isso que você falou. Continua afetando, infelizmente x.x
      Pesquisa sim, é muito lindo <3
      Obrigada ♥

      Excluir
  10. Gata, eu acho que vivo debaixo de uma pedra. Só fui saber desse app dia desses pq minha amiga comentou que o crush criou. Eu já tive o ask (aliás, acho que nem era esse nome e foi antes do ask), usei por 3 dias e perdi o encanto. Esse tipo de coisa não me interessa mais. Concordei com esse post inteirinho, viu.

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAH mas eu também só fui saber pelos prints da galera no stories, Dani! Eba \o/
      Obrigada ♥

      Excluir
  11. Huahua também nunca tive esse tipo de aplicativo justamente porque penso o mesmo que você. Não acho graça em aplicativos anônimos

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chato mesmo HAHAH.
      Obrigada, Bruna ♥

      Excluir
  12. ai eu não gosto nadinha, fico ate com um leve incômodo vendo como essas bobagens ficam fazendo sucesso. já tive esse tipo de app e reforço que o principal motivo quando se tem isso é pra ganhar atenção. felizmente hoje em dia passei a detestar essas coisas.

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  13. Du, você acredita que eu nunca quis instalar esse aplicativo? Acho que esse tipo de coisa chama gente babaca e desocupada que gosta de espalhar o ódio por aí. Pelo menos, a maioria dos meus amigos receberam uma chuva de haters!

    Beijão, babe 💜
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...