Como fazer um bullet journal (fácil!)

13/10/2017


Eu sou do tipo de pessoa que se não se organiza, se perde. E quando eu me perco, fico sem saber o que fazer. Por esse motivo, sempre procuro anotar o que preciso fazer em alguma agenda. Acontece que com esse ritmo louco de vida adulta, é super fácil se perder. É lista de tudo quanto é coisa, fora o controle de gastos e outras cositas más. A agenda comum não estava mais adiantando. Me perdia do mesmo jeito, procrastinava horrores e sentia aquela horrível sensação de não ter tempo pra nada. Como sou brasileira e não desisto nunca, corri pro tio Google e acabei descobrindo que o Bullet Journal poderia resolver meu problema.
Bullet Journal é um caderno em que você coloca TUDO. Sério, tudo mesmo, desde controle da poupança até tracker de episódios de séries. E, diferente daquelas agendas compradas em papelaria, ele fica do seu jeito, só com o que você precisa. Mara, né? Mas como fazer um Bullet Journal?

1. Escolha um caderno


Pode ser qualquer um, até mesmo usado. Eu comprei um bem simples da Tilibra, esse aqui. O ideal é que ele seja de um tamanho que você possa levar na bolsa/mochila, ou seja, bem fácil de carregar por aí.

2. Enumere as páginas

Créditos da foto
Essa etapa é extremamente importante por motivos de: é pela numeração das páginas que você não vai desperdiçar nenhum pedacinho de papel e sempre encontrar o que precisa.

3. Deixe as primeiras 3 páginas reservadas para o sumário

Créditos da foto
É lá que você vai colocar o que está em tal página. Assim dá pra localizar o que quer rapidinho. O segredo é deixar umas páginas em branco, porque o sumário vai aumentar com o tempo.

4. Faça uma legenda

Créditos na foto
Por meio da legenda vai ficar tranquilo de saber qual tarefa é mais urgente, qual está pela metade, qual está finalizada... E, como já disse antes, isso vai de você.

5. Busque inspiração
O Pinterest está cheio de exemplos de Bullet Journal. Outro lugar bem legal pra ter uma ideia do que fazer é o Youtube. Um vídeo que me esclareceu muito foi esse aqui:


6. Faça
Agora é a hora mais legal, a hora de começar o Bullet Journal em si. Recomendo tirar um tempinho pra pensar o que vai te ajudar de verdade e daí abrir espaço para essas listas no BuJo. Caso precise de uma luz, achei essas listas interessantíssimas:

7. Fique tranquila

Créditos na foto - Taí um bullet mais vida real
Caso você seja que nem eu, péssima em desenho e lettering, pode ser um pouco frustrante começar o BuJo e perceber que ele não está ficando do jeitinho Pinterest de ser. Calma! Com o tempo ele vai ficar a sua cara. O Bullet tem que ser algo fácil de fazer. A partir do momento em que você se estressa querendo que ele seja igual o de outra pessoa, já deu errado. Faça do seu jeito, mesmo que sua letra não seja perfeita e aqueles headers não fiquem Tumblr. O que vale é se organizar e clarear a mente.

8. Divirta-se!
Mesmo tendo zero habilidade manual, amo mexer no meu Bullet Journal. Ele é bem da vida real, sem essas firulas do Pinterest, mas vem me ajudando pra caramba.
Se você quer um post específico sobre como é meu BuJo, conta aí nos comentários que vou ter o maior prazer de fotografar meus garranchos e rabiscos.
Me encontre nas redes sociais: Facebook | Instagram

Beijos,

            Duane.
logoblog

2 comentários:

  1. Quando tentei fazer o BJ por uma semana, devia ter lido essa dica 7, haha! Porque eu rasguei tanta folha que depois vi o monte de papel e chorei. Chorei por estar desperdiçando folhas e contribuindo pra matar as árvores, e chorei porque não tinha talento, hahaha! É até engraçado de escrever isso, porque foi tão idiota essa minha reação, hahaha! Quem sabe quando minha raiva passar, volto a tentar. Poderia fazer um post de BJ mais vida real mesmo, pra quem não tem talento. Só assim pra me inspirar, haha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ameeeeeeei esse post! Primeiro que eu tenho uma queda por tudo que é de criar, fazer, inventar modices e, segundo, que nem sempre sai como eu gostaria HAHAHA. Eu já havia visto algumas inspirações no Pinterest, mas sempre ficava com aquela questão "Por onde começo mesmo?!", fiquei bem inclinada a tentar novamente, gostei muito do teu passo à passo. E... É claro que gostaríamos de ver o teu próprio BJ, Du! <3

    Um super beijo!
    poeirasestelares.com

    ResponderExcluir

Gostou? Comente! Não gostou? Me diz onde errei pra arrumar ;)
E please, se for pra fazer comentário inútil, o temido spam ("adorei o post, visita meu blog?" blergh) sério, pode ir embora meu amor.
Se você tá na vida de blogueiro(a) também, e fizer um comentário legal após ter lido o post, pode ter certeza que vou retribuir a gentileza, é só deixar o link ♥

1 a 6123456Próximo
1T 1U 1V-1k

Receba as novidades do blog no seu e-mail

Siga no instagram